"Tierra sin males": é hora de nos reconciliarmos com a Amazônia
por
Antonella Rita Roscilli
News Sarapegbe 12 ottobre 2019
Hoje, dia 12 de outubro è convencionalmente conhecido como a "descoberta da América". Em Roma, na Igreja de Santa Maria da Traspontina será realizada uma celebração especial, chamada "Tierra sin male", que visa ser um gesto de perdão e reconciliação com a terra e com todas as vítimas dos povos indígenas. Trazer uma mensagem de esperança e reconciliação com a Amazônia, através da fraternidade e espiritualidade de seu povo, este serà o objetivo.
Caminhando juntos em direção de uma "tierra sin males", respeitando o estilo do "buen vivir" que abrange um uso responsável de todos os bens da criação. É o que acontecerá nesta Igreja que, perto da Basilica de São Pedro, simbolicamente, se tornou a "Tenda da Amazônia" para todo o periodo do Sínodo dos Bispos para a Região Panamazzonica.
"Será um momento inesquecivel - declara a missionária da equipe itinerante Ir. Maria Eugênia Lloris Aguado - uma oportunidade de nos reconciliarmos com a história. Obviamente, nossa jornada sempre apresenta momentos de luz e momentos de sombras. Queremos pedir perdão por esses momentos sombrios, em nome daqueles que ao longo dos séculos não respeitaram adequadamente a natureza e se aproveitaram tanto dos povos originais quanto dos floresta ".
"Falaremos da 'Terra sem males'- explica o irmão missionário comboniano Antonio Soffientini, da secretário executiva da Amazônia: Casa Comum - porque é uma maneira de voltar à criação, às origens. Em particular, haverá quatro momentos centrais que marcarão esta celebração: o primeiro será de bem-vindo e será um momento em que reconheceremos a Amazônia e os rostos dos povos originarios; haverá um momento em que ouviremos o Grito que ainda provém da Amazônia; à luz da Palavra, haverá um pedido de perdão e, finalmente, de reconciliação, que inclui um momento de procissão até a Praça de São Pedro, sob a bandeira deste novo caminho que pedimos primeiro à Igreja e depois a toda a humanidade ".